Advogado denunciado

A Rádio Itaperuna recebeu, por e-mail, uma denúncia que diz o seguinte:

Boa tarde… Eu gostaria de fazer uma denúncia grave da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação: na secretaria tem o atendimento do advogado Edson Branco. Ele pega ações contra a Cedae e ele recebe por isto, tem um cargo lá e muito alto, porque é concursado da prefeitura como agente administrativo, lotado na divida ativa, só que ele fez de tudo pra ficar na Ação Social para pegar 30 % dos pobres dos usuários. Isto é fato, é verdade: ele recebe para fazer este serviço e não poderia cobrar esta porcentagem. O próprio secretário orienta as pessoas sobre este assunto, que ele recebe e não pode cobrar, mas ele cobra. Gostaria que este assunto fosse discutido no programa do Adilson Ribeiro porque, com certeza, tem muita gente sendo lesada por este advogado. São milhares de pobres coitados. Desde já agradeço.

Fizemos um contato com o Secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação para que ele esclarecesse esse assunto. Segundo França Bombeiro, a Secretaria de Ação Social presta um serviço de assistência jurídica no sentido de orientar as pessoas quando elas estão diante de uma situação que lhes é prejudicial. O advogado da Secretaria acompanha e orienta para que o serviço seja restabelecido, como ligar a água novamente, por exemplo. Segundo França, quando a pessoa quer indenização, ou seja, uma compensação financeira pelo dano, isso já sai da alçada da Ação Social, e esta pessoa precisa de um advogado para entrar com uma ação na justiça. O que pode estar acontecendo, segundo França, é que Edson Branco, como advogado que é, e por já estar sabendo da história da pessoa, esteja prestando esse serviço.

A declaração do secretário explica, mas será que justifica? Não estaria tal advogado se beneficiando da posição que ocupa e levando vantagem em relação a seus colegas por possuir o privilégio de informações que o favorecem em detrimento dos demais? Seria um caso para o Conselho de Ética da OAB?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Adilson Ribeiro © 2017 Frontier Theme